terça-feira, 30 de junho de 2009

Premiação de melhor redação "Por Dentro da Mente de Leonardo Da Vinci"



Aluna da rede municipal de ensino recebe prêmio por melhor redação
Publicada em 30/06/2009, às 07h30


O governador Paulo Hartung entrega o certificado de mérito a estudante da rede municipal, Karina Advaldina Mota de Oliveira.

A aluna da Escola de Ensino Fundamental Rita de Cássia Oliveira, Karina Advaldina Mota de Oliveira, recebeu, na manhã desta segunda-feira (29), no restaurante executivo da Rede Gazeta, das mãos do governador Paulo Hartung, o prêmio de primeiro lugar do concurso de redação "Por Dentro da Mente de Leonardo Da Vinci".

O concurso é parte da exposição "Por Dentro da Mente de Leonardo Da Vinci", que esteve aberta ao público entre os dias 13 de maio a 21 de junho e foi sucesso de público. Recebeu mais de 30 mil visitantes.

Foram 350 inscrições de alunos da rede pública de ensino e o estilo literário empregado nos trabalhos ficou a critério de cada participante: artigos, dissertações, poemas, poesias ou matéria sobre o tema da exposição. No caso de Karina, uma poesia sobre o artista.

Foram quatro alunos premiados nas categorias 6º e 7º ano, 8º e 9º ano, do ensino fundamental, 1ª e 2ª série do ensino médio e 3ª série do ensino médio, com um computador cada. Os professores orientadores dos alunos premiados também receberam um computador cada.

Para Karina, ter vencido esse concurso foi uma felicidade muito grande e abriu novos horizontes para ela. "Foi um marco na minha vida. Foi a minha primeira grande realização. Agora, pretendo ter uma carreira que me permita viajar muito e conhecer muitos lugares", comentou.

O governador parabenizou os alunos, professores e, também, as famílias que são fundamentais no processo educativo. Disse ainda que iniciativas como essa tornam a escola mais atrativa. "Precisamos trabalhar a questão da cultura, do resgate da história. Isso faz com que a escola deixe de ser chata e seja mais interativa e atrativa", comentou.


"Na sala de aula é que se forma um cidadão e é possível, desta forma construir uma nação." Lecy Brandão - Ações Afirmativas.
Rozi de Sá - Psicopedagoga
27 3222-3822

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial



"As ações promovidas através de planejamentos, tornam-se melhor desenvolvidas". Rozi de Sá
Bom dia a tod@s. Estamos discutindo a construção do Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial, a partir dos seguintes eixos:


● Educação
● Saúde
● Cultura
● Segurança Pública
● Comunidades Remanescentes de Quilombos Urbanos
● Comunidades Tradicionais de Terreiro
● Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar
● Infraestrutura
● Juventude
● Recursos Financeiros
Convidamos para reunião a ser realizada:

Data: 30 de junho/ terça-feira

Horario: 18:30h

Local: Auditorio da SEMCID/ Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos/ Casa do Cidadão


Atenciosamente


Valdeni Andrelino
Coordenação de Prevenção e Redução
de Violência e Discriminação Racial
Gerência de Políticas de Raça - Secretaria
Municipal de Cidadania e Direitos Humanos
3382-6699/6697/ 9817 7510
ROZI DE SÁ 27 3222-3822 - Psicopedagoga

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Simbolos das Festas Juninas




É de ciência de muitos que a Festa Junina é comemorada em Junho e segue até Julho, mas nem sempre sabemos os significados dos símbolos desta festa que é tão tradicional para todos nós.

O intuito deste artigo é justamente isso, para que vocês conheçam um pouco mais sobre os principais símbolos das festas juninas.

Fogueira: Representa proteção contra os maus espíritos, acredita-se purificar o local e sinal de agradecimentos aos santos.

Fogos de artifícios: Leva para longe os maus espíritos.
Quadrilha: Dança típica francesa, tem o significado de agradecimento aos santos juninos que são: Santo Antônio, São João e São Pedro.Aqui no Brasil a quadrilha ficou popular e atualmente é dançada ao ar livre.

Casamento: Acredita-se que o casamento simboliza uma homenagem a uma jovem francesa, que ficou grávida e foi obrigada a casar.

Mastro: Outro símbolo que está relacionado com a fé, o mastro está ligado aos cultos agrários, onde eram realizados agradecimentos à fecundação das sementes.

Bandeirinhas: No início das comemorações da Festa Junina os desenhos de santos ou frases religiosas eram lugar certo nas bandeirinhas, hoje vemos apenas cores nada mais.

Pau de Sebo:É um mastro untado de sebo com um prêmio no topo, para quem alcançar.
Lavagem do santo: Normalmente é feito antes da meia noite, a imagem é molhada num lago ou riacho com uma bacia d’agua, logo após banha-se as mãos, pés ou outra parte do corpo para buscar proteção divina.

Simpatias: Como de costume essa época do ano atrai muitas pessoas que acreditam e buscam simpatias, seja para trazer sorte no amor, etc.

ROZI DE SÁ - PSICOPEDAGOGA
27 3222-3822

sábado, 20 de junho de 2009