domingo, 18 de julho de 2010
Noiva - Vestidos que marcam um processo histórico
EDUCAÇÃO FAMILIAR, TAREFA DIFÍCIL, QUANDO SE TRATA DE TEMPO E ESPAÇO...
NESTE CASO, LEVEMENTE HOMENAGEAREI O TEMPO E O ESPAÇO DE MEUS PAIS, QUE ALÉM DE NOS ENVOLVEREM COM SEUS CONHECIMENTOS, PERMITIRAM SEIS, OFICIAIS FILHOS E MUITOS OUTROS, SOBRINHOS, AFILHADOS, NETOS, AMIGOS A PARTICIPAR DA FAMÍLIA DE SÁ, NO ESPÍRITO SANTO, ALÉM DE COLEGA A SOCIALIZAÇÃO, NO DECORRER DOS ANOS.
A MODELO VESTE UM VESTIDO USADO NO CASAMENTO DE DALGISA MORAES DE SÁ COM HILTON CANDIDO DE SÁ, NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE ARAÇATIBA, VIANA/ES. SERIA UM OLHAR COMUM SE O VESTIDO NÃO RETRATASSE OS ANOS A FINS, CONFECCIONADO PELA NOIVA PARA O PRÓPRIO CASAMENTO, E PELO RESGATE HISTÓRICO QUE ESTE VESTIDO NOS REMETE, POIS DA VIDA EM COMUM, NO DOMICILIO CONJUGAL, NASCERAM 6 FILHOS, SENDO 4 MENINAS E DOIS MENINOS, DENTRE ESTES AS SÁMENINAS.
NA ESCALA DE 6 A FILHOS ORIGINOU-SE:
CARLOS CANDIDO DE SÁ
CLAUDIO CANDIDO DE SÁ
CLAUDINETE APARECIDA DE SÁ
CARMEM MARIA DE SÁ
ROZILENE APARECIDA DE SÁ
MARIA DAS GRAÇAS DE SÁ
Como o casal era católico, cada filho teve o nome baseado em homenagens a Santos Católicos, cito especificamente as SáMeninas Rozi e Graças.
Contaram-me que uma irmã queria Rozi e o irmão mais velho queria Lenin, minha mãe juntou os dois e torne-me Rozilene o sobrenome Aparecida além da homenagem a Nossa Senhora de Aparecida, padroeira do Brasil é diretamente ligado a data de meu nascimento, que celebra-se em 12 de Outubro. No caso de Graças, caçula da família de Sá, não ha muito o que explicar pois Maria das Graças, já abençoa a qualquer geração, sendo esta a escolhida para encerrar os filhos, desta família.
EXATAMENTE NO DIA DE NOSSA SENHORA DE VITÓRIA, 08 DE SETEMBRO, AMBOS COMPLETARÃO 47 (QUARENTA E SETE ANOS) DE CAMINHADA CONJULGAL E NA FUNÇÃO DE FILHA APROVEITO PARA PARABENIZAR E AGRADECER AOS MEUS PAIS, PELA PROTEÇÃO... PELAS VARIAÇÕES...MOTIVAÇÕES E POR ME PERMITIR IDENTIFICAR A VARIEDADE DE CORES PRESENTES NA NATUREZA...TOCAR NOS MUROS, CAIR DE BALANÇO, LEVAR CORRIDA DE ANIMAL, ME PERMITIR ESTUDAR E PRINCIPALMENTE POR ME PERMITIR SER UMA DE SUAS FORMIGUINHAS.
Assim continuarei, microscopiamente presente nos ambientes, que meus pais me permitirem, até que a morte nos separe.
Obrigada pai e mãe por 47 anos de vida e a pelo menos 30, minha lupa.
ROZI DE SÁ -PSICOPEDAGOGA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário